quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Técnicas de chute para o ENEM


Sim!

Lembrando que são TÉCNICAS e não REGRAS, ou seja, são itens a serem OBSERVADOS antes de se chutar (porque no ENEM é impossível não chutar).

1-       A cara do gabarito: Comparar o nº de opções A, B, C, D e E e aproximar os nºs.

Para se reconhecer a opção CORRETA:

2-       Grandes opções: O maior item ou o escrito de forma diferente é o verdadeiro.

3-       Ovelha negra: A opção diferente do grupo é a verdadeira, caso as outras sejam semelhantes.

4-       A mais votada: Usar somente em opções como “Das afirmações acima, quais estão corretas? A) I, II e III / B) II e III / C) Somente II / D) Somente I / E) Nenhuma”

5-       Politicamente Correta: Aquela que apresenta uma LIÇÃO DE MORAL.
·         Consensos (ex: todos falam que há aquecimento global, embora você não concorde)
·         Meio ambiente
·         Saúde
·         Direitos Humanos e Justiça Social

6-       Inclusivas: Há possibilidade de EXCEÇÃO. Ex: Predominantemente, Fundamental, Geralmente, A princípio, Em geral, Em regra, Pode etc

Para se reconhecer a opção INCORRETA:

7-       Exclusivas: Não há possibilidade de EXCEÇÃO. Ex: Garante, Sempre, Nunca, Jamais, Obrigatoriamente, Totalmente, Apenas, Em hipótese alguma, Exclusivamente etc.

8-       Politicamente Incoreta: Contém nas alternativas coisas que você NÃO DEVE fazer, que ofendem o bom senso.

9-       Batata Podre: O item quase todo é correto, mas há a inserção de um pedaço que o invalida (geralmente ao final da frase).

10-   Casca de Banana: PEGADINHA! O lugar preferido é a letra “a”, mas pode vir abaixo. Muitas vezes é uma verdade, mas que não pode ser inferida do texto como é pedido. Outras vezes é uma mentira tida por uma verdade por muitos, mas que é desmentida pelo texto.

11-   Causa/Consequência: Traz duas verdades, mas falseia ao dizer que uma é causa/consequência da outra. Outras vezes liga uma verdade a uma causa absurda.

12-   Eliminação das mais absurdas: SOMENTE TOME CUIDADO CASO A QUESTÃO ESTEJA PEDINDO A ALTERNATIVA INCORRETA AO INVÉS DA CORRETA! Escreva V ou F ao lado de cada uma das alternativas, eliminando as falsas. Em seguida, veja dentre as verdadeiras qual é a MAIS correta.

13-   Inversões: As alternativas são inversas umas às outras. Ex: A) blábláblá aumenta a concentração de blebleble / B) blebleble diminui a concentração de blábláblá / C) blobloblo reduz a concentração de blábláblá / D) blublublu iguala a concentração de blebleble. Letras A e B são idênticas, podendo ser descartadas.

Um comentário:

Leandro disse...

Tomara q as técnicas d chute deem certo comigo.

Postar um comentário

 
;