segunda-feira, 7 de maio de 2012

Passo-a-passo para bons progressos em Inglês

Hi!

Começo as postagens do ano de 2012 (possível fim do mundo) com um tema bem simples, mas ao mesmo tempo, bem confuso em muitas cabecinhas: como, afinal, eu vou aprender essa porcaria de Inglês?

Aqui no PVS vocês sabem que o foco é o Inglês (English) pra vestibular, então treinamos vocês para saberem LER TEXTOS com eficiência. É óbvio que há todo um mundo em Inglês falado, ouvido e escrito além da leitura, mas tudo se completa. Por enquanto, aqui, vocês aprenderão estratégias (strategies) de leitura que os tornem mais rápidos e críticos na hora de interpretar qualquer tipo de texto.

Um simples passo a passo seria:

- SEJA CURIOSO. Leia tudo que ver pela frente, desde aquelas curiosidades super interessantes (cof cof) do chiclete Big Big, rótulos de shampoo na hora do banho, até textos inteiros, matérias de jornal, livros. A leitura tem que ser curiosa, você precisa QUERER saber o que está escrito ali, qual é a história, fato, acontecimento, notícia, composição química da coca-cola, o que for (whatever)!
- REFLITA SOBRE O ASSUNTO, mesmo que seja idiota! Até aquelas piadas dos jornais têm alguma coisa a ensinar. Não adianta nada ler algo que você não organize na sua mente (mind). Em pouco tempo, sua cabeça (head) vai virar um porão bagunçado, um depósito de assuntos desconectados que não farão sentido e provavelmente você não vai lembrar quando precisar.
- LEIA AOS POUCOS. Todo mundo já passou pela situação de ler um texto, chegar ao fim e não ter entendido ABSOLUTAMENTE NADA, tipo "hã? que p* foi essa que eu acabei de ler?!" hahaha. Leia as frases (sentences), parágrafos (paragraphs), com calma. Tente resumir na sua mente qual foi o ponto abordado naquele parágrafo, o assunto principal. Pode parecer difícil, mas com o tempo essa prática se torna automática e você não vai demorar mais que alguns segundos pra fazer isso.
- SEMPRE QUE POSSÍVEL, FAÇA ANOTAÇOES. Principalmente se tratando de outra língua, por melhor que você seja nela, sempre haverá alguma palavrinha que você não conhece. Tente endendê-la pelo contexto (falaremos disso em outro post) e anote o significado num caderno, pois assim aos poucos você vai fazendo seu próprio dicionário. Anotar no próprio texto/livro também é uma boa, mas se você quiser lembrar o que aquela palavra (word) significa, vai ter que lembrar em qual página, parágrafo, linha você anotou. E pior: "onde eu guardei o maldito texto mesmo?!!".
- PRESTE ATENÇÃO NO LAYOUT (FORMATO) DO TEXTO. Textos acadêmicos são completamente diferentes de textos de ficcção. Notícias de jornal geralmente tem manchete, título e subtítulo. Receitas ou manuais são construídos em tópicos, com muitos marcadores. A fonte (site, revista, jornal, livro etc) pode ser considerada, muitas vezes, mais importante do que o próprio título. Ela te prepara para ler o texto, já esperando ali um artigo, um anúncio, uma entrevista, um romance etc. Depois disso, o título é o resumo máximo que um texto pode ter, então já tire conclusões por ele, faça hipóteses. Essa preparação é essencial, pois sabendo por exemplo que você vai ler um acontecimento, seja ou não ficcção, você já espera ali verbos no passado (verbs in the past), pois estará sendo contada uma história.

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, liguem :) Qualquer opinião, deixem um comentário!

Leiam também o primeiro post do ano passado: http://alternativeenglish.blogspot.com.br/2011/03/mapas-mentais.html

See you (vejo vocês)!
Bia

Um comentário:

Luana Lopez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

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